O perigo do Tem Tudo Pra Dar Certo
A gente vislumbra o futuro e pensa “vai dar certo, tem tudo pra dar certo”. Na verdade, queremos muito fazer dar certo, temos aquele pensamento quase certo que dará, mas não fazemos absolutamente nada para que isso de fato aconteça. Muito menos hoje, porque estamos ocupados demais pensando no amanhã que Tem Tudo Pra Dar Certo.
Em tempos de áudios acelerados, conversas instantâneas, conteúdos que se perdem em 24h ou segundos. A gente cada vez mais se desapega do agora, que está mais efêmero, rápido e ansioso.
E aí chega o nosso primeiro ponto de dor, a ansiedade, a antecipação do amanhã e o pouco ou nenhum foco no hoje. Das duas uma, ou olhamos para o amanhã preocupados e apreensivos, ou de uma forma sonhadora correndo o risco de cair no Tem Tudo Pra Dar Certo, mas não iremos fazer nada para que isso se concretize.
E de tanto projetar o futuro, e se preocupar com ele de forma excessiva, não damos atenção ao agora, com os pensamentos e energias voltados para o que ainda vai acontecer nos sentimos cansados para o hoje.
E qual o perigo disso?
Um amanhã, e talvez uma geração inteira frustrada e desmotivada a construir projetos, empresas, relacionamentos e tudo aquilo que demande foco, um tanto de paciência e dedicação de tempo.
Já que para dar certo, ou pelo menos ter condições reais de dar, tem que ter doação de tempo, um olhar mais atencioso aos detalhes e um foco no que a gente pode fazer de forma prática hoje, para que amanhã já tenhamos progredido de forma mais concreta.
Bons negócios não são construídos da noite para o dia, boas amizades podem durar anos, e não necessariamente porque não tiveram atritos ao longo do caminho, relacionamentos saudáveis não são feitos só de declarações, os que porventura duram, são sustentados no diálogo e na aceitação do outro como um indivíduo, que pasmem, é diferente da gente em vários aspectos.
O perigo do Tem Tudo Pra dar Certo, é que quando chega o primeiro empecilho, os planos mudam, e o que era tão promissor, na verdade não é tão bom assim. E como não há tempo para investir tempo nas coisas, pulamos para o próximo relacionamento, trabalho, amigo. Não temos foco para terminar o capítulo, muito menos o livro, pulamos para um mais curto, mais rápido de ler, mais fácil de entender.
É tudo para ontem ou para amanhã, mas e o agora, como fica? Como queremos fazer o Tem Tudo Pra Dar Certo virar o Deu Muito Certo, se não investimos tempo trabalhando nele hoje?
Talvez o caminho mais seguro seja seguir pelo Como Vamos Fazer Dar Certo?, porque o Tem Tudo Pra Dar Certo está fazendo muita gente derrapar nas curvas, ou desistir na primeira ladeira.
Acredito que o primeiro tenha mais potencial, porque estaremos partindo de um questionamento, e não de uma certeza sem fundamento. E a história mostra que os questionamentos trouxeram grandes avanços para a humanidade, já as certezas foram caindo por terra, que aliás, é redonda.